Um dos passos mais importantes para garantir que as necessidades do condomínio sejam atendidas ao longo do ano, bem como garantir a liquidez e certeza dos valores de condomínio para futuras execuções, é realizar uma previsão orçamentária eficiente.
Esta tarefa é considerada uma das mais importantes da gestão condominial. Com base na previsão é que será definido o valor da taxa condominial ordinária, que servirá para pagamento de despesas como salários, manutenções, impostos, etc. Também neste momento se define a previsão anual de investimentos e benfeitorias.
É essencial que essa previsão leve em consideração as reais necessidades e compromissos do empreendimento e dos moradores. O objetivo final sempre deve ser a valorização do imóvel e a melhoria da vida em comunidade.
A previsão orçamentária deve ser aprovada na assembléia geral ordinária, com pauta específica.
O síndico profissional garante que todo o processo seja executado com transparência, levando em consideração todos os fatores que estabelecem uma gestão preventiva e de qualidade. Principalmente, visa escalonar os gastos a fim de que as despesas não se acumulem em determinados meses, aumentando a inadimplência.